quinta-feira, 15 de julho de 2010


Depressão

Daqui a 20 anos a depressão deverá afetar mais possoas que o câncer ou as doenças cardíacas, constituindo a segunda maior causa de comprometimento funcional e gerando altos custos econômicos e sociais.Essa estimativa surpreendente da Organização Mundial da Saúde(OMS) dá o que pensar. Seriam os estados depressivos hoje mais diagnosticados que antes? Ou estaríamos mais suscetíveis ao transtorno, em razão do estresse e do isolamento cada vez maiores a que estamos submetidos? Fica aí um alerta para as autoridades na prevenção dessa doença do século. (Grazila Costa Pinto, editora).

Conhecida desde a Antiguidade sob o nome de melancolia, a depressão toma por inteiro a presonalidade acometida, levando-a expreimentar a negatividade da vida de modo irremediável, sob a forma de sentimentos de culpa, exclusão e inferioridade; diante disso, cabe aos profissionais de saúde reconhecer, entrentar e respeitar as experiencias -limite da existência que descortinam o sentido antropológico do sofrer humano (Marco Maldonato).

Um comentário:

  1. A Apsibra se coloca a disposição daqueles que sofrem dessa doença, que se faz necesssário, de um tratamento psicoterapêutico.
    Contato: 99660303

    ResponderExcluir