domingo, 26 de fevereiro de 2012

A DEPRESSÃO – DOENÇA DO SÉCULO

Depressão é uma realidade deste novo século. A estatística é cada vez maior quando representa o número de pessoas atingidas pela depressão e estima-se o aumento futuro deste número visto a falta de conhecimento de muitos sobre a doença e seus sintomas, o que acarreta o desenvolvimento da mesma sem os cuidados preventivos. Geralmente por trás da depressão está muita frustração, muitos desejos não realizados. A mentira e a ilusão do querer e ser muito, próprios de nossa sociedade e de nossos dias, deixa no fundo da alma, um buraco vazio, onde se agigantam e agitam os fantasmas da ansiedade e da depressão. Os transtornos depressivos na sua grande maioria referem-se a “depressão maior”, ela pode ser leve, moderada ou grave com sintomas psicóticos ou não, e com sintomas físicos ou somente com sintomas mentais. "A depressão tende a ser uma doença predominantemente de mulheres - a proporção de mulheres para homens é 2:1. Estudos como esse indicam que a depressão tem características diferentes entre homens e mulheres, diz o Dr.Tuan Anh Nguyen, do Maricopa Integrated Health System (Arizona, Estados Unidos). É o transtorno mental mais comum em todas as comunidades no mundo. Pacientes com este tipo de depressão apresentam pelo menos cinco dos sintomas listados a seguir, por um período não inferior a duas semanas:
# Desânimo na maioria dos dias e na maior parte do dia (em adolescentes e crianças há um predomínio da irritabilidade).
• Falta de prazer nas atividades diárias.
• Perda do apetite e/ou diminuição do peso.
• Distúrbios do sono – desde insônia até sono excessivo – quase todo dia.
• Sensação de agitação ou languidez intensa
• Sentimento de culpa constante
• Idéias recorrentes de suicídio ou morte
• Baixo desempenho no trabalho
• Sensível prejuízo de manter atenção e concentração
• Constantes queixas, essencialmente de natureza hipocondríaca
• Visão pessimista do futuro

Outros fatores que contribuem para desencadear a depressão são: o stress, o perfeccionismo, o medo do fracasso ou do sucesso, desequilíbrios hormonais, falta de uma relação plena de confiança e cumplicidade, morte da mãe antes da adolescência, esgotamento, subnutrição, o álcool, problemas sexuais... Enfim, todos nós, estamos sujeitos a essa doença com nossas variações de humor. A depressão pode afetar qualquer ser humano, dependendo da complexa interação entre vulnerabilidades biológicas, condições ambientais, e condições sociais.
A depressão não tratada pode levar o óbito. Portanto, a pessoa deprimida, deve procurar ajuda psiquiátrica e concomitante, ajuda de um psicoterapêutica.
A clínica psicanalítica com pacientes deprimidos é rica e desafiadora segundo a Psicanalista Gicileide F. de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário