segunda-feira, 15 de abril de 2013

Difeença entre Psicologia, Psicanálise e Psiquiatria



Diferenças entre Psicologia, Psicanálise e Psiquiatria

por Reflexões da Psicanálise (Notas) em Sexta, 12 de abril de 2013 às 22:09
            É muito comum surgirem dúvidas que se referem à diferença entre a Psicologia, a Psicanálise e a Psiquiatria. Por esse motivo, vamos esclarecer de forma sucinta algumas diferenças entre esses três saberes.

            A Psicologia é a ciência que estuda os aspectosemocionais, cognitivos e comportamentais do ser humano. São diversas as abordagens psicológicas existentes, cada uma com sua proposta de entendimentodo homem e do mundo. De acordo com cada abordagem são estabelecidas as técnicas e os conceitos que serão trabalhados no processo psicoterapêutico. Podemoscitar como exemplos de abordagens a fenomenológico-existencial, a Gestalt-terapia, a terapia cognitivo-comportamental (TCC). O profissional pode atuar em várias áreas, como por exemplo: a clínica, a educacional e a organizacional.

            A Psicanálise é a teoria criada por S. Freud para explicar o funcionamento psíquico do homem, tomando como ponto de partida o inconsciente, portanto muito mais do que o comportamento em si, a Psicanálise busca o significado, a trama imaginária, implícito nesse comportamento. Essa teoria surge paralelamente à Psicologia, delimitando marcações claras entreambas. Enquanto formação, a Psicanálise não é oferecida como curso universitário, mas como uma especialização, onde qualquer profissional que tenha nível universitário pode fazer essa opção. Encontramos frequentemente psicólogos, psiquiatras, neurologistas, fonoaudiologistas com essa formação.

            A Psiquiatria é uma especialidade da Medicina,pré-existente à Psicologia e a Psicanálise. O profissional dessa áreavnecessariamente é um médico que está habilitado para cuidar de doenças mentais. Utiliza-se do modelo médico no processo de diagnóstico e tratamento e tem autonomia para receitar medicamentos.

Psicanalista

            “Ser ou não ser, eis a questão”. A famosa frase de William Shakespeare explica de forma bem metafórica a quem este profissional pode ajudar. Tendo como base deestudo as teorias do austríaco Sigmund Freud, o psicanalista trabalha paramelhorar a relação do ser com o mundo e com os seus questionamentos sem fim. Por aqui, é muito comum o trabalho com pessoas que sentem dificuldade e, às vezes,chegam a sofrer na hora de lidar com os universos interior e exterior. De forma geral, a psicanálise tem como objetivo auxiliar no autoconhecimento e ahabilidade em lidar com problemas do próprio eu.

            Nível de estresse muito grande, pressão profissional, diferença de comportamento eideais com as pessoas com quem se vive são fatores que levam a questionamentose problemas de comportamento e, consequentemente, fazem com que a pessoa sintaa necessidade de buscar respostas para estes tantos pontos de interrogação.

            De acordo com o psiquiatra diretor do serviço de psicoterapia do Hospital dasClínicas e diretor da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, OswaldoFerreira Leite Netto, a psicanálise permite ao indivíduo desenvolver suasabedoria e a flexibilidade com o próximo. 

“É um instrumento que ensina a gente a suportar as responsabilidades e encarar as frustrações da vida”, explica o especialista.
            A duração do tratamento por meio da psicanálise não pode ser especificada deforma exata e pontual. “Tudo vai depender de como a pessoa está disponível para enfrentar suas dificuldades e medos. A evolução depende somente dela”, salienta Netto.

            Quanto ao que é o psicanalista, ou simplesmente“analista”, poderíamos sintetizar sua descrição em um ponto básico do qualtodos os outros são consequência: O psicanalista é o único clínico que trabalhaconsiderando a presença e ação do Inconsciente. E alguém poderia se perguntar: “Mas como assim só a psicanálise aceita que o inconsciente existe se eu já ouvi psicólogos dizendo que fazemos coisas inconscientemente?”. Trata-se de que algumas psicologias podem considerar que as pessoas tenham pensamentos que não estão acessíveis à sua consciência, mas nenhuma se dedica a trabalhar estasquestões ou as forças que fazem com que uma ideia permaneça inconsciente. O trabalho com essas forças, chamadas de recalque ou repressão, constitui oofício do psicanalista.

            Quando no fim do séc XIX Freud abandonou sua carreira deneurologista para inventar a psicanálise, a ocupação de psicólogo ainda nãoexistia. Isso se manteve até meados dos anos 70, quando quase todos psicanalistas eram psiquiatras que optaram por mudar seus métodos, e os primeiroscursos de psicologia começaram a surgir em nosso país. 

            A Psicanálise é uma das abordagensutilizadas tanto por médicos como por psicólogos. É considerada por uns como ciência e por outros como filosofia. Ela se desenvolveu como uma teoria sobre o desenvolvimento psicológico humano, sobre o funcionamento psíquico, sobre asorigens das doenças mentais e um método específico de tratamento. 

            A Psicanálise clássica entende osproblemas psicológicos como resultante de conflitos inconscientes, entre desejossexuais, (não apenas no sentido de copular) que anseiam por se realizar e uma censura. Como este conflito é inconsciente, as pessoas não compreendem bem oque está lhes acontecendo.
            A técnica de tratamento da Psicanálise consiste da análise do discurso do paciente - que é incentivado afalar livremente sobre o que lhe vem à mente, sem qualquer censura -, e da interpretação dos sonhos, já que são estes os meios privilegiados pelos quais o inconsciente se revela. O objetivo da terapia é tornar estes conflitos conscientes, na relação de transferência do paciente com o terapeuta, atravésda qual são vividos os desejos e conflitos primários reprimidos.
            A terapia psicanalítica geralmente éum processo longo e o psicanalista precisa de formação específica numa sociedade de Psicanálise. Existem várias delas, cada uma defendendo ser maisfiel aos princípios de Freud. Para formar-se como psicanalista, o candidato tem que ter formação superior (na maioria das vezes só se aceitam médicos epsicólogos) e submeter-se a análise por outro psicanalista durante a formação.

            Freud deixou uma obra extensa em que descreve o funcionamento psíquicorelacionando-o ao inconsciente e aos mecanismos de defesas. Esses são fundamentais na constituição do psiquismo, no entanto também são participantesna formação de sintomas, os quais são tratados através da psicanálise. Nem tudo o que fazemos, pensamos ou sentimos é determinado conscientemente por nós, pois há determinações inconscientes, as quais podem levar a um sofrimento psíquico e a formação de sintomas.

            A clínica psicanalítica trata desse sofrimento que se manifesta de diferentes formas. Uma manifestação clara é o sintoma, por ex: fobias, depressão,TDAH, anorexia, síndrome do pânico… O tratamento pela psicanálise é duradouro, pois trata questões relacionadas à causa. A partir do trabalho da análise ocorre a evidência da singularidade nas dificuldades relatadas pelo paciente, tornando possível uma responsabilização do sujeito no seu próprio sofrimento. O que faz com que o indivíduo perceba a própria participação naquilo que o incomoda e assim torna-se capaz de efetuar mudanças em sua vida, transformando-a e proporcionando a si mesmo saúde e bem-estar.

            A psicanálise analisa o psiquismo no âmbito do inconsciente procurando as profundezas obscuras do desconhecido. O objetivo da psicanálise é esclarecer a origem de comportamentos ilógicos, inexplicáveis e muitas vezes incompreensíveis, trazendo à luz do consciente.

            A psicanálise trabalha o inconsciente obscuro (id, ego e superego), procurando trazer o indivíduo à realidade vivencial, de forma a minimizar sofrimentos intensos interiores. A psicanálise ajuda o indivíduo a se socializar através do que lhe é passado verbalmente e do seucomportamento, abrindo a visão do paciente a enfrentar e conviver com suas próprias dificuldades, direcionando-o para encontrar o ponto massacrante. O que foge ao seu campo de atuação encaminha para a psiquiatria, que por sua vez tende a diagnosticar a patologia e com medicamentos estabelecer um viver mais saudável.

pesquisa de André Lacerda

Diferença entre Psicanálise, Psiquiatria e Pisicologia



Diferenças entre Psicologia, Psicanálise e Psiquiatria

por Reflexões da Psicanálise (Notas) em Sexta, 12 de abril de 2013 às 22:09
            É muito comum surgirem dúvidas que se referem à diferença entre a Psicologia, a Psicanálise e a Psiquiatria. Por esse motivo, vamos esclarecer de forma sucinta algumas diferenças entre esses três saberes.

            A Psicologia é a ciência que estuda os aspectosemocionais, cognitivos e comportamentais do ser humano. São diversas as abordagens psicológicas existentes, cada uma com sua proposta de entendimentodo homem e do mundo. De acordo com cada abordagem são estabelecidas as técnicas e os conceitos que serão trabalhados no processo psicoterapêutico. Podemoscitar como exemplos de abordagens a fenomenológico-existencial, a Gestalt-terapia, a terapia cognitivo-comportamental (TCC). O profissional pode atuar em várias áreas, como por exemplo: a clínica, a educacional e a organizacional.

            A Psicanálise é a teoria criada por S. Freud para explicar o funcionamento psíquico do homem, tomando como ponto de partida o inconsciente, portanto muito mais do que o comportamento em si, a Psicanálise busca o significado, a trama imaginária, implícito nesse comportamento. Essa teoria surge paralelamente à Psicologia, delimitando marcações claras entreambas. Enquanto formação, a Psicanálise não é oferecida como curso universitário, mas como uma especialização, onde qualquer profissional que tenha nível universitário pode fazer essa opção. Encontramos frequentemente psicólogos, psiquiatras, neurologistas, fonoaudiologistas com essa formação.

            A Psiquiatria é uma especialidade da Medicina,pré-existente à Psicologia e a Psicanálise. O profissional dessa áreavnecessariamente é um médico que está habilitado para cuidar de doenças mentais. Utiliza-se do modelo médico no processo de diagnóstico e tratamento e tem autonomia para receitar medicamentos.

Psicanalista

            “Ser ou não ser, eis a questão”. A famosa frase de William Shakespeare explica de forma bem metafórica a quem este profissional pode ajudar. Tendo como base deestudo as teorias do austríaco Sigmund Freud, o psicanalista trabalha paramelhorar a relação do ser com o mundo e com os seus questionamentos sem fim. Por aqui, é muito comum o trabalho com pessoas que sentem dificuldade e, às vezes,chegam a sofrer na hora de lidar com os universos interior e exterior. De forma geral, a psicanálise tem como objetivo auxiliar no autoconhecimento e ahabilidade em lidar com problemas do próprio eu.

            Nível de estresse muito grande, pressão profissional, diferença de comportamento eideais com as pessoas com quem se vive são fatores que levam a questionamentose problemas de comportamento e, consequentemente, fazem com que a pessoa sintaa necessidade de buscar respostas para estes tantos pontos de interrogação.

            De acordo com o psiquiatra diretor do serviço de psicoterapia do Hospital dasClínicas e diretor da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, OswaldoFerreira Leite Netto, a psicanálise permite ao indivíduo desenvolver suasabedoria e a flexibilidade com o próximo. 

“É um instrumento que ensina a gente a suportar as responsabilidades e encarar as frustrações da vida”, explica o especialista.
            A duração do tratamento por meio da psicanálise não pode ser especificada deforma exata e pontual. “Tudo vai depender de como a pessoa está disponível para enfrentar suas dificuldades e medos. A evolução depende somente dela”, salienta Netto.

            Quanto ao que é o psicanalista, ou simplesmente“analista”, poderíamos sintetizar sua descrição em um ponto básico do qualtodos os outros são consequência: O psicanalista é o único clínico que trabalhaconsiderando a presença e ação do Inconsciente. E alguém poderia se perguntar: “Mas como assim só a psicanálise aceita que o inconsciente existe se eu já ouvi psicólogos dizendo que fazemos coisas inconscientemente?”. Trata-se de que algumas psicologias podem considerar que as pessoas tenham pensamentos que não estão acessíveis à sua consciência, mas nenhuma se dedica a trabalhar estasquestões ou as forças que fazem com que uma ideia permaneça inconsciente. O trabalho com essas forças, chamadas de recalque ou repressão, constitui oofício do psicanalista.

            Quando no fim do séc XIX Freud abandonou sua carreira deneurologista para inventar a psicanálise, a ocupação de psicólogo ainda nãoexistia. Isso se manteve até meados dos anos 70, quando quase todos psicanalistas eram psiquiatras que optaram por mudar seus métodos, e os primeiroscursos de psicologia começaram a surgir em nosso país. 

            A Psicanálise é uma das abordagensutilizadas tanto por médicos como por psicólogos. É considerada por uns como ciência e por outros como filosofia. Ela se desenvolveu como uma teoria sobre o desenvolvimento psicológico humano, sobre o funcionamento psíquico, sobre asorigens das doenças mentais e um método específico de tratamento. 

            A Psicanálise clássica entende osproblemas psicológicos como resultante de conflitos inconscientes, entre desejossexuais, (não apenas no sentido de copular) que anseiam por se realizar e uma censura. Como este conflito é inconsciente, as pessoas não compreendem bem oque está lhes acontecendo.
            A técnica de tratamento da Psicanálise consiste da análise do discurso do paciente - que é incentivado afalar livremente sobre o que lhe vem à mente, sem qualquer censura -, e da interpretação dos sonhos, já que são estes os meios privilegiados pelos quais o inconsciente se revela. O objetivo da terapia é tornar estes conflitos conscientes, na relação de transferência do paciente com o terapeuta, atravésda qual são vividos os desejos e conflitos primários reprimidos.
            A terapia psicanalítica geralmente éum processo longo e o psicanalista precisa de formação específica numa sociedade de Psicanálise. Existem várias delas, cada uma defendendo ser maisfiel aos princípios de Freud. Para formar-se como psicanalista, o candidato tem que ter formação superior (na maioria das vezes só se aceitam médicos epsicólogos) e submeter-se a análise por outro psicanalista durante a formação.

            Freud deixou uma obra extensa em que descreve o funcionamento psíquicorelacionando-o ao inconsciente e aos mecanismos de defesas. Esses são fundamentais na constituição do psiquismo, no entanto também são participantesna formação de sintomas, os quais são tratados através da psicanálise. Nem tudo o que fazemos, pensamos ou sentimos é determinado conscientemente por nós, pois há determinações inconscientes, as quais podem levar a um sofrimento psíquico e a formação de sintomas.

            A clínica psicanalítica trata desse sofrimento que se manifesta de diferentes formas. Uma manifestação clara é o sintoma, por ex: fobias, depressão,TDAH, anorexia, síndrome do pânico… O tratamento pela psicanálise é duradouro, pois trata questões relacionadas à causa. A partir do trabalho da análise ocorre a evidência da singularidade nas dificuldades relatadas pelo paciente, tornando possível uma responsabilização do sujeito no seu próprio sofrimento. O que faz com que o indivíduo perceba a própria participação naquilo que o incomoda e assim torna-se capaz de efetuar mudanças em sua vida, transformando-a e proporcionando a si mesmo saúde e bem-estar.

            A psicanálise analisa o psiquismo no âmbito do inconsciente procurando as profundezas obscuras do desconhecido. O objetivo da psicanálise é esclarecer a origem de comportamentos ilógicos, inexplicáveis e muitas vezes incompreensíveis, trazendo à luz do consciente.

            A psicanálise trabalha o inconsciente obscuro (id, ego e superego), procurando trazer o indivíduo à realidade vivencial, de forma a minimizar sofrimentos intensos interiores. A psicanálise ajuda o indivíduo a se socializar através do que lhe é passado verbalmente e do seucomportamento, abrindo a visão do paciente a enfrentar e conviver com suas próprias dificuldades, direcionando-o para encontrar o ponto massacrante. O que foge ao seu campo de atuação encaminha para a psiquiatria, que por sua vez tende a diagnosticar a patologia e com medicamentos estabelecer um viver mais saudável.

pesquisa de André Lacerda