segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Mitos, Verdades e Tabus sobre a Psicanálise

Quais São as diferenças entre a psicanálise e as psicoterapias?
Até a pouco tempo, essa crença era bastante divulgada, principalmente por parte dos próprios psicanalistas. Na atualidade, essa afirmativa pode ser considerada como sendo um mito. Pela importancia desta questão se justifica fazer uma distinção entre psicanálise, psicoterapia e terapia analítica. Inicialmente, cabe fazer uma matáfora:assim como existem os extremos da claridade do dia e da escuridão da noite, também existem os estados intermediários como são a aurora e o crespúsculo. De forma análoga, pode-se dizer, esquematicamente, que a psicoterapia tem uma finalidade mais restrita, como resolver crises vitais e acidentais; remover sintomas agudos de quadros de transtornos mentais, como angústia, fobia, paranóia, etc., propriciar melhor adaptação na família, sociedade e trabalho; dar apoio com vistas a um melhor enfrentamento de situações difíceis. Habitualmente, as psicoterapias (tanto individual como grupal) são realizadas em uma média de duas sessões semanais, mas nada impede que possa ser uma sessão semanal, quinzenal ou até mesmo mensal. O tempo de duração de uma psicoterapia pode ser breve( por exemplo, a "focal", visa à resolução de um foco específico de sofrimento) ou longa, que perdura enquanto estiverem, de fato, se processando melhoras na qualidade de vida.
Já um tratamento psicanalítico visa a um maior aprofundamento,isto é, vai além dos inequívocos beneficios terapeuticos acima mencionados, sendo que o maior objetivo de uma análise é conseguir mudanças da estrutura inerior do psiquismo.Objetiva, portanto, realizar verdadeiras e permanentes mudanças caracterológicas, de sorte a melhorar a qualidade de vida para uma pessoa que, por exemplo, seja exageradamente obsessiva, ou histérica, fóbica, depressiva, paranóide, psicossomatizadora,etc. Isso,na hipótese de que essa caracterologia, embora sem sintomas manifestos, de alguma forma possa estar prejudicando a si próprio e/ ou aos demais, com sensíveis prejuízos e inibições nas capacidades afetivas, intelectivas, comunicativas, criativas e de lazer. Um tratamento psicanalítico habitualmente é processado com quatro (ou três) sessões semanais, comumente(mas não obrigatoriamente) com o paciente deitado no divã, e tem uma duração de vários anos, dependendo do paciente.
O termo terapia analítica( ou psicoterapia de orientação psicanalítica) designa aquele tratamento em que há certa superação de psicoterapia e pasicanálise e cujo denominador comum consiste na utilização do "método análitico" que, fundamentalmente, consiste em um conjunto de conhecimentos teóricos e procedimentos técnicos que possibilitam um acesso ao incosciente do paciente.
Voltando a metáfora do dia e noite, vale repisar que os autores e professores estabeleciam um enorme abismo entre psicoterapia e psicanálise. Na atualidade, entretante, as zonas de aurora e crepúsculo servem de analogia para o significado de que passou a existir uma redução de diferenças, e uma superposição de semelhanças entre ambas está se expandindo de forma significantiva.David E. Zimerman