quarta-feira, 29 de junho de 2011

Curso de Psicanálise

Olá! Estou enviando o endereço para aqueles que queiram fazer o curso de Psicanálise a distância

Novo curso EAD de psicanálise - Transformações e invariâncias: contribuições de Wilfred Bion.

imageBion foi (e é) o “infant terrible” da psicanálise. Inquieto, destemido, impetuoso. Suas principais contribuições como a teoria do continente contido, a “reverie” como função da mãe e do analista, sobre o pensar na esquizofrenia, a parte psicótica da personalidade, os vínculos L, H, K e a teoria das transformações, são um exemplo de sua genialidade e contribuições para a psicanálise.

Mas Bion vai além trazendo um inconsciente como atravessamento, descentralizando o que Freud deixou como eixo central – a libido. Ao propor uma psicanálise pelo pensar e pensamentos, suas construções, transformações e invariâncias, desenvolve uma proposta analítica que amplia as possibilidades da clínica, sempre nos rastros de Freud e Klein.

Sua linguagem é desafiadora, filosófica, matemática, hermética, mística, inquieta, e por isso mesmo pouco explorada na clínica. Paradoxalmente os estudos sobre sua obra são sempre marcados por qualidade, como os de Matte-Blanco, James S. Grotstein, Antonio Rezende, Ignácio Gerber, Arnaldo Chuster entre outros.

A Escola Paulista de Psicanálise consegue trazer para seus alunos o único curso EAD sobre o pensamento bioniano no Brasil. Esse curso é a conseqüência da trajetória clínica e de pesquisa até então delineada nos cursos anteriores, e que permite ampliar o alcance das perspectivas clínicas e didáticas.

Carga horária: 120 horas. Investimento R$ 399,00 em até 12X pelo PagSeguro. Visite nossa página e inicie seu curso hoje mesmo!


Ementa completa:

Nesse curso serão as seguintes obras / temas:

. Introdução a uma teoria sobre o pensar - O gêmeo imaginário / Parte Psicótica da Personalidade / Ataques ao elo de ligação / Uma teoria sobre o pensar

. Aprendendo com a experiência – uma (im)possibilidade inconsciente – teoria das funções / Fato selecionado / Modelos e abstrações / Vínculos L, H.K / Continente e contido.

. Elementos de Psicanálise – Sentido, mito e paixão / A dor da interpretação / A grade / Reversão de Perspectiva / PS <-> D

. Transformações – Invariantes e valência / Conjunção Constante / Sobre pontos e linhas / Realidade última / Verdade última / Coisa em si / Tipos de transformações

. Atenção e interpretação – Memórias e desejos / Verdades e compulsões / Epílogo


Carga Horária - 120 horas/aula em regime EAD.

Público Alvo - Psicanalistas, psicólogos, psicopedagogos e demais interessados.

Investimento - R$ 399,00 em até 12X pelo PagSeguro.

Dúvidas - faleconosco@apsicanalise.com


Diretoria
Escola Paulista de Psicanálise