quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Mudanças de planos

Caros colegas,

O Grupo de Estudos agora passa a se reunir nas noites de quarta-feira.
E seguindo a necessidade da prática de consultório, achamos por bem abordar o tema Psicodinâmica dos Transtornos Neuróticos. O texto base para as discussões está em arquivo PDF, podendo ser solicitado pelo e-mail da APSIBRA (apsibra@yahoo.com.br)

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Transtornos

Caros associados,
Todas as quintas-feiras, estarei postanto um texto sobre Trasntorno Psicótico, para discutirmos no grupo de estudo nas segundas-feiras e complementar com a cinemateca mensal.


Introdução

Um dos principais aspectos na nossa relação com o ambiente é a capacidade que temos de processar e interpretar adequadamente os estímulos que se encontram ao nosso redor. A principal característica dos transtornos psicóticos é a perda do contato coma realidade. De fato, os sintomas psicóticos estão associados a alterações que impedem o indivíduo de se relacionar de forma apropriada com o mundo exterior, ou seja, estímulos ou informações do meio externo podem ser processado de forma falsa e, quando apreendidos adequadamente, interpretados de forma distorcida. Uma pessoa que sofre de um transtorno psicótico pode apresentar comportamentos em profunda discordância com o meio onde ela se encontra.

Alucinação e delírio são os dois principais sintomas psicóticos. A alucinação é uma falsa percepção, na qual o paciente vivencia uma experiência sensorial, mas o estímulo físico correspondente a essa experiência está ausente. Por exemplo, um indivíduo que apresenta uma alucinação auditiva pode ouvir vozes sem que outras pessoas estejam de fato falando nas proximidades. As alucinações podem ser classificadas de acordo com as diferentes modalidades sensoriais: auditivas; visuais; táteis; olfativas;gustativas; corporais (envolvendo as vísceras) ou de movimento (cinestésicas)dos transtornos psicóticos é a perda do co indivíduo de se relacionar de forma apropriada com o mundo exterior, ou seja, estímulos ou informações do meio externo podem ser processado de forma falsa e, quando apreendidos adequadamente, interpretados de forma distorcida. Uma pessoa que sofre de um transtorno psicótico pode apresentar comportamentos em profunda discordância com o meio onde ela se encontra.

Alucinação e delírio são os dois principais sintomas psicóticos. A alucinação é uma falsa percepção, na qual o paciente vivencia uma experiência sensorial, mas o estímulo físico correspondente a essa experiência está ausente. Por exemplo, um indivíduo que apresenta uma alucinação auditiva pode ouvir vozes sem que outras pessoas estejam de fato falando nas proximidades. As alucinações podem ser classificadas de acordo com as diferentes modalidades sensoriais: auditivas; visuais; táteis; olfativas; gustativas; corporais (envolvendo as vísceras) ou de movimento (cinestésicas).
A palavra delírio significa “lavrar fora do sulco”. O delírio representa uma crença absurda, inadequada e incompatível com a realidade, consistindo em uma convicção que não se submete às evidências impostas pelo mundo real. O tema delirante mais comum é o de perseguição. Neste caso, o indivíduo, acredita que está sendo vigiado, seguido na rua ou que alguém quer lhe fazer algum mal ou mesmo matá-lo.